Província de Ontário tem programas para selecionar estudantes e trabalhadores qualificados

Centro econômico do Canadá, Ontário é a província que mais atrai estudantes estrangeiros e imigrantes econômicos em busca dos melhores colleges do país e de oportunidades de trabalho. Em 2019, a província concentrou cerca de 48% da população estudantil internacional do Canadá e no primeiro trimestre de 2020, recebeu 46,3% de todos os imigrantes do país. 

É a província canadense mais populosa, onde fica a capital do país, Ottawa, e sua maior cidade, Toronto. A maior parte de sua economia é o setor de serviços, que emprega 79% da província e inclui negócios, serviços financeiros, profissionais e técnicos, bem como cultura e artes. Com uma taxa de desemprego anual de apenas 5.2% (em 2019), tem como valor por hora mínima trabalhada $ 14.25.

Toronto é a maior cidade do Canadá e centro comercial do país.

O província possui um  programa de imigração econômica, o Ontario Immigrant Nominee Program (OINP), que nomeia interessados na residência permanente cujas habilidades e  experiência são necessárias para a economia local. São trabalhadores estrangeiros e estudantes internacionais que têm requisitos para contribuir para o crescimento da província fazendo parte do mercado de trabalho. Esses, posteriormente, tornam-se residentes permanentes do Canadá. Existem três maneiras de se qualificar para uma indicação provincial em Ontário:

Categoria de oferta de emprego: para trabalhadores que já têm uma oferta de emprego permanente de um empregador de Ontário

Categoria de capital humano: para trabalhadores com experiência de trabalho, educação, habilidades linguísticas e um perfil no sistema Express Entry do Canadá; ou para estudantes graduados

Categoria de negócios: para empreendedores que procuram começar um novo negócio na província

As principais categorias têm sub-categorias como que visam atender aos diferentes perfis de aplicantes. Na categoria “oferta de emprego”, por exemplo, há 3 subcategorias que são:

International Student stream: 

Indivíduos que recentemente se formaram em um programa em uma universidade ou college canadense podem se inscrever para uma nomeação provincial na categoria Estudante Internacional. Com uma nomeação, o candidato pode então solicitar o status de residente permanente ao Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC). O cônjuge do aplicante, bem como filhos dependentes, também podem ser incluídos na aplicação.

Alguns dos critérios para os aplicantes dessa categoria são:

  • Ter um diploma ou graduação de um college público canadense. O curso precisa ter tido carga horária suficiente para ser considerado full-time (para o International Student Stream)
  • Ter uma oferta de emprego de um empregador de Ontário dentro dos *NOC’s 0, A ou B.
  • Ter um empregador que seja elegível pela província

*NOC = National Occupational Classification 

Foreign Worker stream:  para trabalhadores estrangeiros com uma oferta de emprego em ocupações específicas. Este processo está aberto a trabalhadores estrangeiros dentro e fora do Canadá. 

Alguns dos critérios para os aplicantes dessa categoria são:

– Ter uma oferta de emprego permanente e de tempo integral sob NOC 0, A ou B;

– Dois anos cumulativos de experiência profissional relevante nos cinco anos anteriores antes da data de aplicação;

In-Demand Skills Stream: para candidatos com habilidades específicas em demanda em Ontário e para saber quais são as profissões, a província atualiza uma lista com as ocupações em demanda. Para se qualificar, os candidatos devem ter:

– Uma oferta de emprego permanente e de tempo integral em certas ocupações no setor de demanda da província e em uma posição necessária para o negócio;

– 9 meses de experiência profissional acumulada nos últimos três anos em uma das ocupações elegíveis. A experiência deve ser paga e em tempo integral ou o equivalente em trabalho de meio período em Ontário (trabalho sazonal não é elegível);

– Equivalente ao ensino médio canadense ou superior.

A categoria de capital humano tem duas subcategorias:

Ontario Express Entry: para aqueles que receberam uma notificação de interesse de Ontário e tem um perfil atualizado com sua experiência de trabalho, testes de idioma e educação no sistema Express Entry do governo federal. Para esse, há ainda mais de uma opção, sendo uma delas para trabalhadores qualificados que, além do idioma inglês, também falam francês ou para os que falam apenas francês. A outra opção é para trabalhadores com experiência de trabalho em Ontário em uma ocupação no setor de trade.

International Graduate: para aquele que têm mestrado ou doutorado de uma universidade qualificada de Ontário.

Depois de receber uma nomeação provincial, o candidato tem seis meses para apresentar um pedido federal de residência permanente no Canadá. E a oferta de trabalho tem alguns requisitos como: precisa ser para um cargo em tempo integral e permanente. Em tempo integral, significa que o trabalho deve ter um mínimo de 30 horas por semana e permanente significa que não pode ter data de término (também conhecido como duração indeterminada).

Além disso é preciso ficar atento aos critérios de idioma, pois cada categoria exige um nível diferente de idioma. Os testes aceitos para comprovar o idioma são: IELTS General e CELPIP General para inglês; TEF e TCF para francês. Todas as informações detalhadas estão disponíveis no site oficial do programa provincial, nesse link AQUI.

Você que sonha em viver uma experiência internacional no Canadá poderá conhecer mais sobre o país ao participar das lives e webinars promovidas pelo projeto #SONHANDOJUNTOS COM A HI BONJOUR NO CANADÁ que contará com o envolvimento de diversos influenciadores digitais com ampla expertise no ramo.

Caso tenha interesse em receber mais informações, enviar dúvidas ou outras informações, clique aqui!