Estude e Imigre por profissões em demanda no Quebec

A província do Quebec, a única oficialmente francesa do Canadá, tem uma das menores taxas de desemprego do país: uma média de apenas 5.1% no ano de 2019. Números também mostram que as propostas de trabalho mais promissoras se encontram no Quebec, pois os indicadores de demanda de mercado de trabalho são favoráveis em vários setores que estão em crescimento no país. De acordo com um relatório da Federação Canadense de Negócios Independentes, em 2019, o maior número de vagas de emprego foi na província de Quebec.

Em 2020, mesmo com a COVID-19, o Quebec registrou o maior ganho de empregos do Canadá no período de abril a maio. Porém, alguns desses representam a recuperação de boa parte dos empregos que foram perdidos devido à pandemia. A taxa de desemprego no Quebec segue diminuindo os  salários estão, em sua maioria, aumentando, pois a província fez um aumento recente do valor mínimo da hora trabalhada.

Para ter sucesso no mercado de trabalho no Canadá, é importante saber onde se encontram o maior número de vagas de emprego na área de interesse e onde suas habilidades terão alta demanda. Essas informações ajudam a adaptar sua estratégia de busca de emprego para um resultado bem-sucedido. Na maioria dos casos, um programa de estudos em um college canadense contribui para pontos-chave para ingressar no mercado de trabalho, como networking e aprendizado do mercado de trabalho de acordo com a demanda local.

A cidade de Montreal tem oportunidades em inglês e francês. Foto: Lila Rios

As instituições de ensino passam por uma avaliação do governo para garantir que ofereçam programas onde os estudantes depois de formados serão absorvidos pelo mercado ou, ainda, o próprio governo sugere programas onde está sendo necessária mão de obra qualificada na província para suprir as vagas de emprego. Como alguns exemplos há o Hermes College Network que atua no Quebec oferecendo programas em áreas de alta demanda local, como TI, Educação, Gerenciamento de Projetos e ainda cursos voltados para Inteligência Artifical, área em alta pelo forte mercado de aviação e de inovação no Quebec que abriga grandes empresas desses setores. Seguem abaixo algumas profissões, cujos programas podem ser encontrados na província, com a média salarial por ano: 

Supply Chain Manager: $ 81k  

Network Security Analyst: $ 69k 

Civil Engineer Tehnician: $ 56k 

Financial Analyst: $ 76k 

Logistics Coordinator: $ 43k 

Mobile Developer: $ 45k 

Project Manager: $ 75k  

Artificial Intelligence Analyst: $ 89k 

Vale ressaltar que na província do Quebec, tanto os colleges públicos, quanto os privados dão direito ao PGWP, à work permit para o cônjuge e escola pública para os filhos a partir dos 5 anos de idade. 

Áreas de demanda do mercado de trabalho 

Entre os setores de atividade mais importantes estão tecnologia da informação, processamento de alimentos, setor aerospacial, engenharia,
transporte e logística e ainda educação.  É bom lembrar que cada região tem suas especificidades. Por exemplo, Montreal é o lar de muitas empresas de videogame, da área de tecnologia, multinacionais do setor de aviação e engenharia, o que demanda profissionais em diferentes áreas também para atuar nesses locais, como o setor administrativo e financeiro, segurança do trabalho, logística e gerenciamento de projetos.

Geograficamente, Montreal e Quebec City atraem muitos imigrantes porque oferecem muitas oportunidades de emprego. Atuar em Montreal, por exemplo, demanda o conhecimento dos dois idiomas para algumas áreas. O que torna viável muitas vezes, apesar de ser em uma província francesa, estudar em programas de idioma inglês.  

Processo provincial de imigração 

O Programme de l’expérience québécoise (PEQ) que é o processo provincial de imigração passou recentemente por modificações para garantir que os interessados em ficar no Quebec tenham experiência de trabalho no mercado local para suprir, de maneira real, a demanda de empregos. 

Trabalhador estrangeiro temporário (PEQ TRABALHO) 

Os trabalhadores temporários estrangeiros agora terão que acumular entre 24 e 36 meses de experiência de trabalho nos NOCs 0, A ou B em período integral durante os 36 meses anteriores ao pedido de seleção permanente. Além disto, o tempo para obtenção da residência permanente pelo PEQ Trabalho aumentou de 3 anos para cerca de 4 anos e meio (tempo de trabalho + tempo do processo provincial + tempo do processo federal). 

Diploma de estudos no Quebec (PEQ ESTUDO) 

A experiência de trabalho em tempo integral de 12 ou 18 meses será exigida para estudantes estrangeiros que desejam enviar uma solicitação de seleção permanente ao PEQ Estudo. 
A experiência de trabalho deve ser realizada num período de 36 meses antes da aplicação do CSQ (Certificado de Seleção do Quebec). 

Para quem escolher fazer um DEC, será necessário uma experiência de trabalho após o curso de 12 meses nos NOCs 0, A ou B e para quem escolher cursar um DEP será necessário uma experiência de trabalho de pelo menos 18 meses nos NOCs 0, A, B ou C após a conclusão do diploma. Na categoria C, a área de trabalho deve estar relacionada ao curso de formação. 

Os cursos elegíveis ao PEQ Estudo são: 

  • le diplôme d’études collégiales (DEC) techniques; 
  • le diplôme d’études professionnelles (DEP) d’une durée de 1 800 heures ou plus; 
  • le diplôme d’études professionnelles (DEP) suivi d’une attestation de spécialisation professionnelle (ASP) sanctionnant un minimum de 1 800 heures de formation continue et menant à un métier donné. 
  • le baccalauréat (1er cycle universitaire); 
  • la maîtrise (et le MBA); 
  • le doctorat. 

Para mais detalhes sobre o processo de imigração, é só clicar nesse link AQUI.  

Você que sonha em viver uma experiência internacional no Canadá poderá conhecer mais sobre o país ao participar das lives e webinars promovidas pelo projeto #SONHANDOJUNTOS COM A HI BONJOUR NO CANADÁ que contará com o envolvimento de diversos influenciadores digitais com ampla expertise no ramo.

Caso tenha interesse em receber mais informações, enviar dúvidas ou outras informações, clique aqui!